LIGHTING HIGH DEFINIFTION
 
ESTÚDIO DE TELEVISÃO
 

..."Quando olhamos para um estúdio de televisão, a primeira coisa em que reparamos é no número de projectores que estão suspensos na teia.

Há, no entanto, meios diferentes de suspensão dos vários projectores: uma  grelha com tubos, normalmente distanciados dois metros entre si, onde os projectores podem andar sobre rodas, ao longo desses tubos. Com um sistema de tomadas fixas, uniformemente distribuídas pelos tubos e bem assinaladas para se verem à distância, onde se vão ligar os vários projectores, ou suspensos na grelha por monopés, braços telescópicos ou pantógrafos."...

..."Actualmente, em estúdios de informação e pequenos estúdios de produção, estão a usar-se os projectores de luz fluorescente, própria para televisão, conhecidos por luz fria. A luz fria funciona com estas lâmpadas, devido ao seu espectro luminoso específico."...

..."Os cenários virtuais estão a chegar em força ao mercado televisivo. Aqui o director de iluminação, ao contrário do que se possa pensar, é fundamental. Um cenário virtual à primeira vista é um croma-key. É essa a primeira preocupação do desenhador de iluminação: iluminar o espaço uniformemente para que electronicamente os equipamentos do cenário virtual tenham condições de operar.

De seguida, e mais importante, é iluminar os sujeitos e a acção em consonância com a imagem virtual onde eles são inseridos. Não faz sentido ter uma iluminação suave e uniforme se a imagem virtual for um pôr-do-sol contrastado e com grandes sombras. Ou ainda os actores passearem-se por uma imagem de uma gruta e terem uma iluminação suave e uniforme."...

 

 
Copyright (c) 2004 Made by Rodrigo Nogueira